quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


"As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. O meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida." (Sl.42:3-6a)

Muitas pessoas são assim: estão abaladas, caminhando com um problema interno. A alma de cada uma delas foi estremecida. Elas dizem: "Eu não posso. Irei fracassar. Não tem jeito. Não consigo enfrentar pessoas ou situações por causa do problema que criei." Isso dá ao inimigo a oportunidade não somente de afligir essas pessoas em suas mentes e emoções, como também externamente, na parte física.

Como já nos dizia a Palavra de Deus que somos espírito, alma e corpo (1Ts. 5:23), e quando a alma (mente e emoções)está deprimida, há um reflexo no corpo.Isso reflete em sua fisionomia e na maneira em realiza suas tarefas. Tudo isso tende, geralmente, a levá-la de um fracasso a outro, tornando-as feridas, curvadas, depressivas. Os sintomas da depressão interferem drasticamente com a qualidade de vida e estão associados a altos custos sociais: perda de dias no trabalho, atendimento médico, medicamentos e suicídio. Pelo menos 60% das pessoas que se suicidam apresentam sintomas característicos da doença.

Existem algumas coisas que aqueles que sofrem de depressão podem fazer para aliviar a sua ansiedade. Eles devem se certificar de que estão permanecendo na Fé, mesmo quando não sentem vontade. As emoções podem nos desviar do caminho, mas a Palavra de Deus permanece firme e imutável. Nós devemos nos manter fortes em Deus, e nos chegarmos ainda mais a Ele quando sofremos. A Bíblia nos diz que Deus jamais irá se esquecer de nós (Is. 49:15). Apesar de estar deprimido não ser um pecado, uma pessoa ainda é responsável pela forma como responde à aflição, incluindo a busca por ajuda de que ela precisa.

"O SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo." (Sofonias 3:17)


T.

5 comentários:

  1. É a tal da depressão é tensO!!
    hahsahushasha!

    ResponderExcluir
  2. livra-nos da depressão, das prisões da alma, Senhor!

    ResponderExcluir
  3. As vzs penso em jogar tudo pro alto, em voltar atras, em que nada vai da certo, desistir de continuar, mais quando lembro de tudo que DEUS fez por mim, de tudo que ELE é pra mim, quando lembro de que há uma promessa e ela vai se cumprir.. DEUS me amou primeiro, e esse amor é tão intenso e tenso, que não abismo tão profundo.
    Texto bão que só veei.

    ResponderExcluir
  4. Depressão nada mais é que um ciclo vicioso pessimista. Quanto mais se pensa, mais se enfraquece; quanto menos se age, mais se afoga.

    ResponderExcluir
  5. Muitas pessoas julgam a depressão como algo de pessoas que não tem o que fazer, tipo como se não fosse nada, mais não é assim, é algo tão triste e dolorido que só mesmo nosso SENHOR JESUS para cura-la... o homem não consegue.
    Post bonito, esclarecedor e encaminhador.
    matheus.

    ResponderExcluir